Coluna Online : O Falatório
Sábado, 17 de Novembro de 2007
O graffiti

 

O graffiti
Foi votada no Parlamento do Pica Pau uma proposta do Deputado Quatro Riscos, tendo em vista a utilização dos artirtas de Graffiti para colorir os espaços urbanos, em especial nas grandes superfícies de betão, e nas áreas actualmente sujas com publicidade de anteriores eleições do Parlamento.
.
A proposta veio de encontro às actuais necessidades, já levantadas em anteriores sessões do Parlamento, tendo em vista uma melhoria da paisagem urbana, limpando e pintando as áreas mais degradadas, conjugando esta acção com a possibilidade de utilização de Arte Urbana.
.
Esta proposta teve a veemente oposição do Deputado Três Palmos, logo se insurgindo contra o bando de marginais que normalmente utiliza este tipo de ‘arte urbana’, considerando que para além de ser uma arte que se expressa no anti-social, representa um movimento da sociedade de protesto contra o governo do reino.
Lembrou também que seriam de esperar pinturas anti-sociais, e politicamente incorrectas, sendo que o que se prepende que seja um processo de limpeza, e de embelezamento das áreas urbanas, se torne num movimento anti governo.
.
O Agente 042, referiu que acompanhou o processo de levantamento das área a intervencionar de momento, e dos Writer’s ( Artista que pintam graffiti ), sendo que o movimento será acompanhado por pessoas com conhecimentos de Arte Urbana, e não irão surgir situações de levar a arte do graffiti para um processo anti-social.
.
Como alguns deputados informaram não ter conhecimento sobre a arte do Graffiti, fica aqui uma breve explicação:
O Grafite ou Graffiti (do italiano graffiti, plural de graffito) significa "marca ou inscrição feita em um muro", e é o nome dado às inscrições feitas em paredes desde o Império Romano. Trata-se de um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Com a revolução contra cultural de maio de 1968, surgiram nos muros de Paris as primeiras manifestações. Os grafiteiros querem divulgar uma idéia.
Grafite é a designação para a pinturas feitas em muros e paredes na rua.
.
O grafite salta aos olhos nos grandes centros urbanos. É considerado por muitos como um ato de vandalismo, uma vez que suja as paredes de inúmeros edifícios, muitas vezes edíficações históricas. O grafite está ligado a movimentos como o movimento hip-hop. Enquanto tentam passar a imagem de que os seguidores desses movimentos tentam mascarar impulsos de vandalismo com discursos de vitimização, na realidade esta expressão legítima é utilizada como veículo para se revelar realidades oprimidas, realidades essas sem força perante pressões governamentais por vias políticas. Desta forma, o que é vandalismo para muitos é um considerável instrumento de protesto contra as condições das classes menos previlegiadas para outros que nesta expressão encontram forma de obrigar a cidade a contemplar a sua miséria.
.
O Graffiti insere-se na Arte Urbana, que é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais das grandes metrópoles. No início, um movimento underground que foi ganhando forma com o decorrer dos tempos e se estruturando com grafismos ricos em detalhes e que possuem subdivisões que vai do Graffiti e Estêncil, passando pelos stickers e os cartazes "lambe-lambes" (também chamados de Poster-bombs).
.
 A Deputada Borboleta e a Deputada Xique pediram a palavra para solicitarem a inclusão de algumas áreas junto das suas residências, para que façam parte do projecto de pinturas em Graffiti. Assim decidiu-se que cada Deputado na sua área de jurisdição, poderá propôr áreas e ideias de tratamento dos espaços com arte Urbana.
.
Assim se pretende que com o contributo de todos nós, possamos ter um Reino bem cuidado, ocupando os jovens com uma actividade que os motiva, criando arte e recuperando espaços públicos.
 

Assinado e carimbado
 
O Escrivão Real
O Quadrado da Hipotenusa
13/11/2007


publicado por Quadrado da Hipotenusa às 15:25
link do post | favorito

Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

O Dia do Pai

Os Mell de Oiro

A Táctica do Mister

O Ataque dos Piratas

Ser Amigo, Namorar, Ficar...

O Ponto Acomodador, Quand...

TOY ART – Os Blue Me Now

A Invasão dos Marcianos

Na Ponta da Chibata

Atrás do Tempo !

arquivos

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

blogs SAPO
subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub