Coluna Online : O Falatório
Domingo, 29 de Julho de 2007
Palavrões e ‘Delicadezas’

 

 

Palavrões e ‘Delicadezas’
 
Foi questionado no Parlamento do Pica Pau, a sistemática falta de educação e os pouco simpáticos termos que se vêm vulgarizando nos discursos dos deputados no Parlamento.
 
A origem do reparo veio da Princesa Borboleta, tendo sido a gota de água a última intervenção do Deputado Três Palmos. Não parece que seja mais incisivo nem que aumente a razão das suas propostas a utilização de termos que se vêm tornando populares mas que pouco dignificam quem os usa, e passa uma má imagem da formação dos Deputados , aos restantes súbditos.
 
Lembro-me que até há bem pouco tempo, as pessoas com responsabilidades ao nível do reino, primavam pela lisura nas palavras em público e pela cordialidade e sobriedade que devem ter as intervenções. 
Têm-se assistido a comentários e piadas de pouco bom gosto, a utilização de termos pouco adequados ao reino e á sua língua, e uma utilização sistemática de estrangeirismos que nos levam a não perceber patavina do que pretendem esclarecer.
 
Isto é, os deputados explicam e nós não percebemos. O facto é se dizemos que não percebemos, então enchem-se de ‘nove horas’, e cantam lá do cimo do poleiro que a matéria em questão é para especialistas!
 
Lembro-me que é permitida uma certa dose de palavrões e agradecimentos à maezinha, apenas quando se assiste aos jogos de futebol. Aí, passa tudo, e o ênfase dado ao virtuosismo, ou à desgraça, encaixa que nem uma luva, para nos tirar o ‘stress’. Mas terminado o jogo, convêm guardar tal diccionário para o próximo jogo, e não o devemos utilizar no dia a dia.
 
Mais grave ainda tem sido a impunidade que reina de tais discursos que são feitos à frente de crianças, jovens e senhoras, onde desde sempre se levou muito a sério a respeitabilidade e bons modos, e que agora é tudo tábua rasa !
 
Outro dos problemas tem sido a proliferação de abreviaturas e desconcatenação de palavras e termos, levando a que apareçam escritos que mais parecem hieroglifos de outra civilização! Torna-se mundana a utilização destas semânticas em vários meios de comunicação, formando erradamente as pessoas que lêm tais frases.
 
Assim foi votada por maioria a assinatura de um protocolo com a empresa de desenvolvimento de projectos da Fada Xique, por forma a dar uma reciclagem de formação a estes doutores, e a desenvolver sofware que iniba a escrita de textos com o dito diccionário de indelicadezas. Basta que o software apague as palavras á medida que vão sendo detectadas para que esses meninos tenham de reformular o texto e acertem as agulhas pelo que aprenderam na escola.
 
O orçamento deste projecto será analisado pela Comissão de Tabuadas do Parlamento, sendo que a sua Presidente, a Princesa Três Vezes Nove Vinte e Sete, irá aplicar uma cláusula de penalização aos Deputados, e aos seus discursos , na proporção de um dia de férias a menos por cada palavrão.
 
Assinado e carimbado
 
O Escrivão Real
O Quadrado da Hipotnusa

31/7/2007



publicado por Quadrado da Hipotenusa às 16:09
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

O Dia do Pai

Os Mell de Oiro

A Táctica do Mister

O Ataque dos Piratas

Ser Amigo, Namorar, Ficar...

O Ponto Acomodador, Quand...

TOY ART – Os Blue Me Now

A Invasão dos Marcianos

Na Ponta da Chibata

Atrás do Tempo !

arquivos

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

blogs SAPO
subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub