Coluna Online : O Falatório
Sábado, 24 de Novembro de 2007
Porque não te calas ?....
Porque não te calas ?....

.

Hoje a coluna Online – O Falatório, cujo dever de informar os súbditos do Reino de Pica Pau, traz as notícias do acalorado debate no Parlamento, onde se de gladiaram nossos ilustres deputados com intervenções ora sustentadas, ora exageradas nos termos, mas com um factor de coerência e legitimidade que deixamos aqui à Vossa consideração.

.

Nosso ilustre deputado Porta Chaves, eleito democraticamente no seu círculo eleitoral, acusou veemente quantos têm vexado e humilhado a sua pessoa e o povo que representa, dizendo para o efeito que em democracia ganha quem tem mais votos, e ele representante do povo que o elegeu, não aceita a ingerência e a pouca delicadeza de algumas figuras, chamando-lhe todos os nomes que vinham no seu prodigioso vocabulário.

.

Se por um lado já chamamos aqui à razão da postura ‘políticamente correcta’ que os políticos devem assumir, vemos desde há bastante tempo chegarem ao poder, por processos democráticos, pessoas que mandam às favas o politicamente correcto e não se proíbem de dizer o que pensam, usando o que melhor podem para fazerem valer a sua insatisfação, as palavras !

.

Não é caso único este nosso deputado, se virmos outros exemplos, chegamos a uma era de revolta, conseguida pelos processos instaurados pelas democracias ! Vemos o povo eleger quem bate o pé e fala alto, quem puxa do dicionário e enfrente pelos actos e palavras aqueles que pensam governar o mundo ! E se olharmos para os factos, interrogamo-nos: Tem ele legitimidade para isso ? Tem. Tem ele razões para a sua revolta ? Tem. Tem ele razão para usar esse vocabulário ? Talvez não, mas o facto é que fez olhar o mundo para uma postura pouco comum, mas aceitável na democracia que fomos levar nesses lugares.

.

O irritadiço comentário do nosso deputado Ruan Parlos, ‘PORQUE NÂO TE CALAS ?’ , para além de soar a estranho, lembrou-me que eles se têm calado sempre e sempre foram ‘calados’ por ele mesmo, que representou o opressor e o ‘colonizador’, aqueles que sempre calaram os habitantes deste reino, na justificação que eram indígenas, que não eram cristãos, que não eram cultos ! A pouca sensatez com que foram tratados estes povos, justifica o estalar do verniz de quem lá reina neste momento, e nem a questão da boa educação e o politicamente correcto apagam a má memória que a história descreve do que esses povos sofreram nas mãos que quem os manda calar agora !

.

Fez-me lembrar também a disputa de territórios no Brasil, entre colonizadores e os Índios, e a célebre frase de um chefe Índio Brasileiro ao representante dos colonizadores. Mandou ele dizer à coroa portuguesa ‘ESTAS TERRAS TÊM DONO !’.

Custou-lhe a vida este grito de guerra, a ele e a toda a sua tribo que foi dizimada ! Foi ‘calado’, por reclamar o que era de seu povo !

.

Aprendamos com a história e provavelmente se soubermos olhar os outros sem os preconceitos raciais, ou de potência dominante, ou porque nos achamos no direito de mandar no que não é nosso, e não teremos de ouvir o desaforo de acusações agrestes perante todo o público! Pensemos quanto tempo os ‘calaram’, e vejamos se estamos numa era de ter legitimidade para mandar calar de novo !

.
Assinado e carimbado

 

O Escrivão Real

O Quadrado da Hipotenusa

20/11/2007



publicado por Quadrado da Hipotenusa às 15:47
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

O Dia do Pai

Os Mell de Oiro

A Táctica do Mister

O Ataque dos Piratas

Ser Amigo, Namorar, Ficar...

O Ponto Acomodador, Quand...

TOY ART – Os Blue Me Now

A Invasão dos Marcianos

Na Ponta da Chibata

Atrás do Tempo !

arquivos

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds