Coluna Online : O Falatório
Sábado, 17 de Novembro de 2007
O graffiti

 

O graffiti
Foi votada no Parlamento do Pica Pau uma proposta do Deputado Quatro Riscos, tendo em vista a utilização dos artirtas de Graffiti para colorir os espaços urbanos, em especial nas grandes superfícies de betão, e nas áreas actualmente sujas com publicidade de anteriores eleições do Parlamento.
.
A proposta veio de encontro às actuais necessidades, já levantadas em anteriores sessões do Parlamento, tendo em vista uma melhoria da paisagem urbana, limpando e pintando as áreas mais degradadas, conjugando esta acção com a possibilidade de utilização de Arte Urbana.
.
Esta proposta teve a veemente oposição do Deputado Três Palmos, logo se insurgindo contra o bando de marginais que normalmente utiliza este tipo de ‘arte urbana’, considerando que para além de ser uma arte que se expressa no anti-social, representa um movimento da sociedade de protesto contra o governo do reino.
Lembrou também que seriam de esperar pinturas anti-sociais, e politicamente incorrectas, sendo que o que se prepende que seja um processo de limpeza, e de embelezamento das áreas urbanas, se torne num movimento anti governo.
.
O Agente 042, referiu que acompanhou o processo de levantamento das área a intervencionar de momento, e dos Writer’s ( Artista que pintam graffiti ), sendo que o movimento será acompanhado por pessoas com conhecimentos de Arte Urbana, e não irão surgir situações de levar a arte do graffiti para um processo anti-social.
.
Como alguns deputados informaram não ter conhecimento sobre a arte do Graffiti, fica aqui uma breve explicação:
O Grafite ou Graffiti (do italiano graffiti, plural de graffito) significa "marca ou inscrição feita em um muro", e é o nome dado às inscrições feitas em paredes desde o Império Romano. Trata-se de um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Com a revolução contra cultural de maio de 1968, surgiram nos muros de Paris as primeiras manifestações. Os grafiteiros querem divulgar uma idéia.
Grafite é a designação para a pinturas feitas em muros e paredes na rua.
.
O grafite salta aos olhos nos grandes centros urbanos. É considerado por muitos como um ato de vandalismo, uma vez que suja as paredes de inúmeros edifícios, muitas vezes edíficações históricas. O grafite está ligado a movimentos como o movimento hip-hop. Enquanto tentam passar a imagem de que os seguidores desses movimentos tentam mascarar impulsos de vandalismo com discursos de vitimização, na realidade esta expressão legítima é utilizada como veículo para se revelar realidades oprimidas, realidades essas sem força perante pressões governamentais por vias políticas. Desta forma, o que é vandalismo para muitos é um considerável instrumento de protesto contra as condições das classes menos previlegiadas para outros que nesta expressão encontram forma de obrigar a cidade a contemplar a sua miséria.
.
O Graffiti insere-se na Arte Urbana, que é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais das grandes metrópoles. No início, um movimento underground que foi ganhando forma com o decorrer dos tempos e se estruturando com grafismos ricos em detalhes e que possuem subdivisões que vai do Graffiti e Estêncil, passando pelos stickers e os cartazes "lambe-lambes" (também chamados de Poster-bombs).
.
 A Deputada Borboleta e a Deputada Xique pediram a palavra para solicitarem a inclusão de algumas áreas junto das suas residências, para que façam parte do projecto de pinturas em Graffiti. Assim decidiu-se que cada Deputado na sua área de jurisdição, poderá propôr áreas e ideias de tratamento dos espaços com arte Urbana.
.
Assim se pretende que com o contributo de todos nós, possamos ter um Reino bem cuidado, ocupando os jovens com uma actividade que os motiva, criando arte e recuperando espaços públicos.
 

Assinado e carimbado
 
O Escrivão Real
O Quadrado da Hipotenusa
13/11/2007


publicado por Quadrado da Hipotenusa às 15:25
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

O Dia do Pai

Os Mell de Oiro

A Táctica do Mister

O Ataque dos Piratas

Ser Amigo, Namorar, Ficar...

O Ponto Acomodador, Quand...

TOY ART – Os Blue Me Now

A Invasão dos Marcianos

Na Ponta da Chibata

Atrás do Tempo !

arquivos

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds