Coluna Online : O Falatório
Terça-feira, 3 de Julho de 2007
Lenços de Namorado


 

 


Lenços de Namorado



Esteve em discussão no Parlamento do Pica Pau a entrevista dada pelo Deputado Três Palmos junto de um orgão de comunicação social da concorrência.


O caso veio a discussão após os exageros cometidos durante essa entrevista, e o exposto leque de incorrecções e malabarismos oferecidos pelo Deputado durante a mesma. Infelizmente o caso tem sido comum com vários súbditos do Reino de Pica Pau, que são chamados a opinar sobre tudo, e sobre tudo estão dispostos a falar sem sequer conhecerem o âmbito, os conceitos, a técnica usada e sem qualquer preparação dos assuntos a expôr.


Nosso simpático Deputado durante a entrevista dada à Rádio Voz do Deserto, falou sobre temas tão diversos como: comentador dos lances polémicos da jornada de futebol ( em abono da verdade, treinadores de bancada somos todos ), falou sobre os conceitos da energia solar e eólica e sua utilização no reino, sobre educação, sobre ciência médica e políticas de saúde, falou sobre urbanismo e sobre projectos e conceitos de planeamento urbano, e para rematar veio falar de tendências da moda e sua ligação ao namoro. Ouviram bem veio falar de namoro e moda de Pica Pau Fashion.


Enquanto ouvi a entrevista fui ficando incrédulo. Como é que se consegue fazer um programa de grande audição e ter opinião de uma única pessoa sobre temas tão diversos, sonhando que a opinião que essa pessoa vai dar é credível em termos técnicos e sociais ?


Por outro lado o entrevistado dá azo à sua imaginação e vai disparando palavras, às vezes pouco consistentes e tão enroladas, que para se perceber o que ele quer dizer vai metade da entrevista. Como diz uma súbdita de Pica Pau ‘Dá três voltas às cuecas sem tocar no elástico.’


Outro facto que impressiona é que a presença assídua do Deputado nestes programas, e a opinar sobre assuntos tão diversos, acaba por lhe dar alguma credibilidade aos olhos da opinião pública. Quando analisadas as propostas e comentários à luz dos conceitos técnicos que elas impôem rápidamente se chega à conclusão que o programa nos deu lixo, e o Deputado nos fez perder tempo.


O que vos quero contar é a ligação entre o namoro e a moda de Pica Pau. Faz parte das tradições de Pica Pau a criação de Lenços de Namorado, devidamente bordados e com algumas frases ou poemas de dedicatória ao pretendido.

Aqui, em vez das tradicionais alianças, oferecem-se estes lenços que são usados nas ocasiões festivas e são trocados entre os namorados ( ou candidatos a namorados ) como prova de amor.


Antes de tudo, eles fazem parte integrante do trajo feminino e têm uma função fundamentalmente decorativa. São lenços geralmente quadrados, de linho ou algodão, bordados segundo o gosto da bordadeira.

Mas não é enquanto parte integrante do trajo feminino que nos interessam, mas a sua outra função, não menos importante, e da qual Ihes vem o nome: a conquista do namorado.

A moça, quando estando próximo da idade de casar, confecciona o seu lenço bordado a partir dum pano de linho fino que porventura possuí ou dum lenço de algodão que adquire na feira, dos chamados lenços da tropa.

Depois de bordado, o lenço vai ter às mãos do "namorado" ou "conversado" e em conformidade com a atitude deste de usar publicamente o lenço ou não, que se decide o início duma ligação amorosa.

Os lenços carregam consigo, por isso, os sentimentos amorosos duma rapariga em idade de casar, revelados através de variados símbolos amorosos como a fidelidade, a dedicação, a amizade, etc.

O sucesso tem sido tal, que os motivos bordados nesses lenços e o conceito em si, começou a seu usado nas últimas colecções de moda na Pica Pau Fashion e também como elementos decorativos nas cerâmicas de Pica Pau.


De alguma coisa valeu a referida entrevista do Deputado Três Palmos. Espremido todo o programa deu-nos a conhecer esta linda tradição Pica Pauense, e o sucesso que está a ter em termos de expansão por outras áreas da indústria de Pica Pau.


Mais se informa que os Lenços de Namoro se adquirem via internet no endereço Pica_Pau_Fashion@tiro_ao_alvo.com


Das últimas encomendas confirmadas pelo Reino dos referidos lenços , temos uma do Deputado Quatro Riscos, 7 Caixas da Princesa de Pica Pau, 1 caixa do General Às de Espadas e 5 caixas da Princesa Xique e o Trovador do Reino mandou reservar o resto do lote.




Assinado e carimbado


O Escrivão Real

042 – O Quadrado da Hipotnusa

1/7/2007



publicado por Quadrado da Hipotenusa às 11:48
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

O Dia do Pai

Os Mell de Oiro

A Táctica do Mister

O Ataque dos Piratas

Ser Amigo, Namorar, Ficar...

O Ponto Acomodador, Quand...

TOY ART – Os Blue Me Now

A Invasão dos Marcianos

Na Ponta da Chibata

Atrás do Tempo !

arquivos

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds