Coluna Online : O Falatório
Sábado, 29 de Setembro de 2007
A eterna busca pela juventude eterna

 

A eterna busca pela juventude eterna
Foi discutida no Parlamento do Pica Pau a localização de uma fábrica de criação do Exilir da Juventude, que vai revolucionar os conceitos de beleza de Pica Pau.
.
Segundo a discussão do nosso Agente 042, o produto é uma mais valia a nível mundial, considerando que os súbditos de Pica Pau serão uma referência na utilização de tais métodos, e será um produto de extraornidária aceitação em termos de exportação..
.
Já hoje a história da Brance de Neve seria contada de forma diferente se tivessemos uinstalada a fábrida agora aprovada para o Reino de Pica Pau.
.
Em vez de mandar matar a bela Branca de Neve, a madrasta malvada, apavorada com os sinais do tempo em sua beleza, ouviria do espelho mágico o conselho: corra ao dermatologista! E sairia de lá remodelada, rejuvenescida, sem ter passado pela agressão de um bisturi. São os anos 90 e a tecnologia da beleza que nos aproxima, cada vez mais, da fonte da juventude eterna.
.
São tantas as pesquisas e as descobertas no campo da estética e da saúde que é quase impossível descobrir a idade de homens e mulheres de corpos saudáveis, músculos definidos, braços torneados, barriga chata, pele lisa e esticada. Alimentação equilibrada e exercícios físicos somados aos avanços da ciência estão apagando, cada dia mais, os sinais do tempo que passou. Rugas, hoje, já não são mais marcas do passado: são coisas do passado.
.
A busca da juventude e do Exilir que a fornece sempre foi eterna. Cleópatra tomava banhos de leite de cabra, utilizando-se das propriedades do ácido láctico, para o tratamento de sua pele. Nos anos 60 e 70, "dar uma esticadinha" era o que existia de mais moderno e eficiente no combate às marcas do tempo. Todos ficavam parecidos, mas não importava. O que contava era recuperar o frescor de antes.
.
VITAMINA ÁCIDA - Foi somente nos anos 80 que descobriu-se, quase por acaso, em produtos utilizados para fins não estéticos, efeitos surpreendentes no combate aos sinais dos anos. Foi o caso da vitamina A ácida usada no combate à acne profunda e que também suavizava as rugas de expressão.
"Os cosméticos, que até então agiam superficialmente na pele, ganharam função terapêutica", explica a Dra. Patrícia Guedes Rittes, formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia, especialista em Dermatologia Cosmiátrica, com cursos de pós-graduação na França, Itália e Espanha.
.
"Surgiram os cosmecêuticos que mudaram, completamente, o conceito de estética", explica a Dra. Rittes. "O uso do ácido retinóico (a vitamina A ácida), embora repleto de contra-indicações e efeitos colaterais, era uma revolução efetiva no combate às rugas", complementa.
De lá (1985) para cá a cosmiatria não parou de evoluir. Surgiram os AHAs (Alfa-Hidroxi-Ácidos), ácidos provenientes da cana-de-açúcar (ácido glicólico), do leite (ácido láctico) - aquele que Cleópatra já usava..., e outras fontes, que promoviam uma renovação celular e não apresentavam contra-indicações, não provocavam irritação na pele e nem problemas quanto à exposição solar.
.
E então chegou-se à poderosa Vitamina C (ácido ascórbico), tirada das frutas cítricas. "Além de antioxidante, a Vitamina C tópica, quando aplicada na pele, combate os radicais livres, agentes do envelhecimento, estimula a produção de fibras de colágeno e de elastina, proteínas que sustentam a pele, atenua rugas superficiais e manchas de envelhecimento, é fotoprotetora e também antiinflamatória", explica o Dr. Otávio Roberti Macedo, dermatologista dos mais festejados, membro da Academia Americana de Dermatologia e da Sociedade Americana de Medicina e Cirurgia a Laser, e autor de "Segredos da Boa Pele, preservação e correção.
.
BOTOX - Mas os avanços da medicina da beleza nunca mais estacionaram. Somados aos cosmecêuticos, que na opinião da Dra. Patrícia Rittes "devem fazer parte da rotina diária, como aplicar um creme hidratante", surgiram técnicas de preenchimento de sulcos leves ou profundos e de relaxamento (o celebrado Botox), injeções que dissolvem a gordura localizada, entre outras novidades que afastaram, em mais de uma dezena de anos, o fantasma do bisturi.
.
Se por um lado as mocinhas estão descobrindo as inúmeras possibilidades da cirurgia plástica, tirando-aqui-e-aumentando-ali ao sabor da moda, mulheres (e homens) mais velhas estão fugindo da mesa de operações, utilizando-se das novas tecnologias. E com imenso sucesso.
.
"A combinação ácidos, preenchimento, relaxamento é poderosa", afirma o Dr. Otávio Macedo, conhecido, também, por utilizar, com enorme sucesso, a técnica ressurfacing, um peeling feito com laser, indicado para rugas mais profundas e peles fotoenvelhecidas e também para cicatrizes de acne, promove a escamação profunda da derme e, conseqüentemente sua renovação, eliminando sinais de envelhecimento, manchas, marcas, rugas superficiais. "É quase um milagre."
.
"O resultado é que me sinto dez anos mais moça", diz uma pessoa que passou pelo tratamento. O peeling suave e superficial (o softpeel, também conhecido como o "peeling de fim de semana", sucesso na Califórnia), prepara a pele para receber o tratamento com ácidos e Vitamina C, preenchimento e a aplicação do botox. É sempre bom lembrar que esses procedimentos devem ser executados por profissionais capacitados e experientes.
.
Com sulcos profundos ao redor da boca, marcas de expressão de uma pessoa extremamente risonha, a bailarina Zu Batista (nome fictício) apelou para o preenchimento. Polidimetilsiloxane, o silicone em microgotas foram aplicados, em três sessões, pela Dra. Patrícia Rittes. "Sou outra pessoa. Perdi aquele aspecto cansado, abatido. Rejuvenesci", conta a bailarina mais sorridente do que nunca.
.
CINCO ANOS A MENOS - Uma fisionomia mais tranqüila, mais relaxada e a sensação de, pelo menos cinco anos a menos. Esse foi o resultado alcançado pela empresária Maria Machado (nome fictício), depois de aplicar botox na testa e ao redor dos olhos. "A aplicação não dói nada e não existe a sensação de dormência ou formigamento que muita gente teme", explica ela que também refez o contorno dos lábios e disfarça seus 52 anos "todo mundo jura que tenho 46 anos...", brinca.
.
Extremamente simples, aplicadas em consultório, com a ajuda de anestésicos locais, as técnicas de preenchimento e relaxamento vieram, se não eliminar, suavizar as rugas de expressão, aquelas linhas horizontais que cortam a testa, as marcas entre as sobrancelhas e até aqueles pequenos sinais ao redor dos lábios e que tanto envelhecem.
São muitas as técnicas, cada qual desenvolvida para uma necessidade, algumas de curta outras de longa durabilidade, mas todas com um único resultado: suavizam as marcas da passagem dos anos. E a preços bastante atraentes.
.
Se "dar uma esticadinha no rosto" chega a custar dez mil reais, o ressurfacing que renova a pele e produz um efeito semelhante, fica em torno de cinco mil reais.
As novas técnicas não vieram substituir a cirurgia plástica, mas retardá-la e, em alguns casos, funcionar como seu coadjuvante.
por MAIÁ MENDONÇA
 
Dada a extensão das aplicação, foi decidido que se apresentassem propostas de instalação da fábrica, pelo que foram atribuidos trabalhos nesse sentido. A colaboração será de deputado Tres Riscos que conjugando com a equipa de deputados, que veja a viabilidade de aplicação dos conceitos aceitaveis.
 
Assinado e carimbado
 
O Escrivão Real
O Quadrado da Hipotenusa

25/9/2007

 

 



publicado por Quadrado da Hipotenusa às 00:56
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

O Dia do Pai

Os Mell de Oiro

A Táctica do Mister

O Ataque dos Piratas

Ser Amigo, Namorar, Ficar...

O Ponto Acomodador, Quand...

TOY ART – Os Blue Me Now

A Invasão dos Marcianos

Na Ponta da Chibata

Atrás do Tempo !

arquivos

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds