Coluna Online : O Falatório
Sábado, 22 de Março de 2008
A Táctica do Mister

 

A Táctica do Mister

Passadas as picardias futebolísticas do fim de semana, no nosso Reino do Pica Pau, dou-me a apreciar e a ouvir a minuciosa lenga-lenga , um vocabulário escasso mas bem polido dos jovens futebolistas do reino e dos seus treinadores.

Esses homens que de um estalar de dedos passam de alguém desconhecido a Mister. É só ouvir a falar os seus pupilos, que por respeito ou por falta de melhor conhecimento de causa vão debitando informações e opiniões para o ecran da tv. O Mister é que sabe. O Mister é que faz a equipa e o Mister tem a táctica.

Os Mister’s, se bem me lembro aparecerem neste Reino com um treinador Inglês, que pela sua postura cavalheiresca e sabedor dos bons hábitos de estar em sociedade, se demarcava dos restantes pelas suas entrevistas alegres, com ciência e nada evidenciando posturas autistas de quem quer, pode e manda, de quem sabe tudo o que há para saber no futebol.

Como só falava inglês e como era necessário inquiri-lo, baptizaram a criatura de Mister. Assentou-lhe bem, contrariamente aos que agora detêm o título de Mister e em cada vez que abrem a boca, entra mosca ou sai asneira ( como se diz por estas bandas).

O prodigioso vocabulário futebolístico não ficou por aqui! Apareceu o Maestro, o Ponta de Lança, O Distribuidor de Jogo, o Armário, o Trinco, e todo um conjunto de termos, que só de os ouvir, dá para rir!

Até os comentadores entram na criatividade, com as Defesas Impossíveis, e os golos que até eles metem com a barriguinha, as chicotadas psicológicas… E nesta especialidade há aqueles que sempre acertam. Começam por avisar que o adversário está sempre em cima da equipa e que a qualquer momento pode haver golo; a não ser que um lance individual resolva a questão a bem da nossa equipa! Ora como só há duas equipas para meter o bendito golo, ou mete o adversário ou aparece um chuto saído do nada (da nossa equipa) e lá entra o esférico na baliza adversária. Bem tinha dito o nosso comentador…Rssss…um lance de génio de uma bola que parecia perdida, mas que o maestro, num lance individual resolveu o assunto!

Como diz o jogador no fim do jogo, quando lhe perguntam a opinião sobre como foi o desafio..diz ele ‘ Danificamos as camisolas…’ ( acho que ele queria dizer que dignificou a camisola….que se esforçou)…

Valha-me Deus tanta ignorância …

Sugere-se ao Parlamento um levantamento ortográfico de tal vocabulário, para que possa ser ou promulgado e ensinado nas Academias onde treinam os nossos jovens jogadores, ou no mínimo para que possam ser publicados em livro, para nos rirmos um pouco de vez em quando!



Carimbado e Assinado,

Quadrado da Hipotenusa

3/3/2008



Página do Leitor

Oiça um poema de Nenúfar!

http://recantodasletras.uol.com.br/audios/poesias/9996



publicado por Quadrado da Hipotenusa às 18:25
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

O Dia do Pai

Os Mell de Oiro

A Táctica do Mister

O Ataque dos Piratas

Ser Amigo, Namorar, Ficar...

O Ponto Acomodador, Quand...

TOY ART – Os Blue Me Now

A Invasão dos Marcianos

Na Ponta da Chibata

Atrás do Tempo !

arquivos

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds